• - ChapStique -

    - ChapStique -

  • - Crouton -

    - Crouton -

  • - Nadaddy -

    - Nadaddy -

  • - Fatty -

    - Fatty -

  • - Hollywood -

    - Hollywood -

6 de setembro de 2012

Medo de Falar em público-Enfrente esse desafio

Tumblr_lqog43mpgv1qey0rwo1_500_large
Créditos da postagem{x}
Sabe aquelas pessoas que soam e preferem fazer qualquer coisa pra não ter que subir no palco e falar em público? ou uma pessoa que gagueja ao tentar falar com você? {e você acaba rindo ao invés de ajudá-lo}, o que é isso? uma  doença? medo? exagero?
Vamos saber~


Se você sofre com isso, geralmente é um terror apresentar um trabalho escolar, ou conversar com alguém que você gosta, ou tirar uma dúvida com um professor, ou até mesmo chamar o garçom no restaurante. É tudo muito complicado, não é mesmo? Mas tenha em mente algumas coisas:


O que te faz ter medo do público?


É um trauma de infância? É um perfeccionismo exagerado, ou seja, sabe o que quer falar, porém tem medo de gaguejar e todo mundo rir de você? Ou não gosta de pessoas, de tumulto?  Dando nome aos bois, existem três "tipos" de timidez que são comuns: a traumática, a antissocial e a perfeccionista, Se você se encaixa na timidez "traumática", ou seja, aquela em que, toda vez que sobe em um palco ou vai falar em público, sua voz trava, sua mente se apaga e você só lembra daquele episódio que é inesquecível em sua mente.

Se a sua timidez é aquela que te atrapalha porque tem medo de errar na hora de falar ou tem medo de ficar "no vácuo" ao chamar um garçom no restaurante, isso não é timidez, é o perfeccionismo. Geralmente as pessoas perfeccionistas são aquelas que até a fala tem que ser de extrema perfeição. Isso pode causar constrangimento e a pessoa passa a pensar negativamente sobre si mesma... Trágico

Agora se a sua "timidez" for explicada por: "Ah, é porque eu não gosto de nada muito social. Eu odeio ser social. Não gosto de pessoas ao meu redor. Me sinto um pouco incomodado(a)." Isso não é timidez. na verdade, você é antissocial. Você não curte pessoas, odeia facebook, tem no máximo 1 amigo e provavelmente vive muito quieto, praticamente mudo. Mas será que é uma doença?

Doença? Não, na verdade é um estilo de vida. Nós, seres humanos, temos direitos de livre arbítrio, ou seja, podemos ser quem nós quisermos. Numa sociedade democrática, você pode ser gay ou lésbica, nativo, neonazista, machista,  DESDE QUE VOCÊ NÃO INCOMODE o próximo (que fique bem claro). Ser antissocial é um direito seu, portanto, não fique ouvindo aquelas pessoas que acham que você é esnobe. É o seu jeito de ser. Cada um tem um tipo de atitude e esta DEVE ser respeitada. 

Mais para ajudar...pare de pensar que os palhaços do colégio irão rir de você. Eles são estúpidos, pois é a única coisa que eles sabem fazer é rir dos outros, já que ele não se garante em nada. Seja forte! Se der, escute uma música, de preferência aquela que você mais gosta. Uma música alegre antes pode lhe proporcionar força, já que as músicas mechem com o nosso cérebro de acordo com a frequência dela (*O* mágico, né?).

É necessário que você tenha calma e pensar! Pense que ali estão apenas seres humanos, com os mesmos defeitos que você e que eles não são melhores que você. Eles estariam na mesma condição que você ao subirem no palco. 

Pense também que estar nervoso, com aquele frio na barriga e com um pouco de medo é totalmente normal. Não fique pensando que é a única pessoa que sofre com isso. Os melhores alunos, artistas e palestrantes tem os mesmos medos que você.

Na verdade não é só você que sofre com isso meu camarada...eu também sou super tímida, vou falar com alguém que não conheço e gaguejo um pouco, ou às vezes tento ser gentil e acabo não tendo o resultado perfeito, na verdade acho que nas opções acima, eu me encaixo e perfeccionista pois sempre tive medo e acho que sempre vou ter, medo das pessoas rirem de mim e talz, é claro que vocês podem me perguntar "como assim? você não parece ser tímida" pra ser franca, a NET é o lugar que podemos realmente nos expressar, e através dela que estou tentando perder a vergonha de falar e talz, na época eu até era mais tímida, sentava na sala e não falava com ninguém  {ninguém mesmo, minhas colegas me perguntavam se eu era robô, primeiro era porque eu copiava o dever super rápido e acertava tudo, e segundo era que eu ficava com a boca trancada sem falar nada} hoje em dia continuo a mesma coisa mais estou me esforçando e de vez em quando fico louquinha fazendo palhaçada com as amigas hihihi, é...mais digamos que tenho a minha parte bem anti-social também, por exemplo, se eu vejo um grupinhos de amigos, eu não vou, prefiro ficar quieta no meu canto, mais nunca, nunca mesmo, nunca dou ouvidos para o que as pessoas dizem sobre mim, sou o que sou, se falarem uma coisa errada sobre mim, não vou parar de ser o que sou e que danem-se hihi!


ou seja, a net é melhor ahahaha...

é isso beijos!

9 comentários:

  1. Verdade, sou super timida e as pessoas falam que sou antissocial, mas na verdade tenho vergonha de falar com quem eu não conheço! Apresentar trabalhos também são uma tragédia, sempre fico nervosa, ansiosa pra caramba mas no final da tudo certo, ainda bem! esse post me ajudou muuito gostei das dicas e vou superando isso com o tempo! Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs eu também, e que bom que gostou do post ^_^ obrigada pela visita

      Excluir
  2. Sou muito tímida e não gosto e conversar com quem não tenho muita intimidade, sabe, não tenho assunto! Depois ficam falando que eu sou tímida, quetinha, antissocial, e acham que eu tenho algum problema. Mais dizem isso porque nunca me viram com meus amigos, porque se vissem mudaria totalmente o que pensam ao meu respeito kkk. Adorei o post parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu sou muito tímida mesmo, me encaixo em tudo que você disse no post. Eu só consigo conversar com quem eu já conheço há algum tempo e que sei que é uma pessoa legal, ai sim eu consigo ser eu mesma. Mas quando tem um grupo grande de pessoas, mesmo que tenha algumas que eu conheça, eu não consigo entrar no assunto. Mas felizmente, eu consigo apresentar trabalhos, porque para mim é bem fácil decorar um roteiro que fácil e depois repetir automaticamente fingindo que não tem ninguém na minha frente.

    Beijos,
    www.meninasugar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu sou a perfeccionista, meu irmão é o anti social, nós dois somos timidos e sofremos com isso.

    Também era assim, de não falar na escola, copiar tudo super rapido e etc. Agora não, falo mais e tal, só que quando faço algo errado eu fico pensando naquilo uma semana ou até um mês inteiro, fico me culpando, é horrivel....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que eu já fui perfeccionista, quando eu errava uma única coisa na escola eu chorava acredita? kkk

      Excluir